Projeto “Administrando seu Conhecimento Prático”

conhecimento

O eixo Gestão e Negócios do Centro Estadual de Educação Técnica “Talmo Luiz Silva” com intuito de promover e incentivar as práticas profissionais desenvolvidas no curso de Administração e suas segmentações incorpora em seus aprendizados o projeto “Administrando seu conhecimento Prático”. O projeto fomenta a estimulação dos conhecimentos práticos ao do contexto escolar, por meio da participação ativa dos educandos que se preparam ou reciclam para o mercado de trabalho em palestras e rodas de conversas e visitas técnicas.

Essas atividades, são consideradas de extrema importância, uma vez que neste encontro acadêmico, reuni-se profissionais atuantes no mercado profissional, equipamentos e técnicas específicas implementadas, sendo presumível observar o ambiente real de uma empresa em seu pleno funcionamento.

“Nós, do CEET “Talmo Luiz” acreditamos que para desenvolver um profissional assertivo e pleiteado no mercado é fundamental proporcionar ao mesmo, uma educação de muitíssima qualidade e sólida que ultrapasse as estruturas físicas da sala de aula.”

Ação 01– COMPREEDENDO A atuação do staff em um processo de recrutamento e seleção

O psicólogo vem ganhando espaço e importância dentro das empresas. Ao se abordar a temática Seleção é essencial conhecer e valorizar o trabalho gradativo dos psicólogos para a eficácia final do processo de seleção no mundo empresarial, uma vez que os mesmos delineiam a personalidade do indivíduo em face às necessidades da vaga considerando os requisitos exigidos pela empresa.

Nos dias 08, 10 e 17 de maio a psicóloga Letícia Campagnaro proporcionou aos educandos das turmas de Administração I noturno/vespertino e Logística II matutino conhecimentos e habilidades específicas do órgão de assessoria de (staff) em um processo de recrutamento e seleção de pessoas.

Os processos de recrutamento podem ser realizados tanto por profissionais da área de administração quanto pela área de assessoria (staff), entretanto alguns processos desenvolvidos durante a seleção são de total responsabilidade da assessoria de (staff) que se concentram nos psicólogos, pois somente os mesmos conseguem efetuar a leitura do indivíduo no aspecto humano.

Durante a conversa também foram abordados temas complacentes como, modelo ideal de currículo, postura e oralidade no momento da seleção e simulações de entrevistas de emprego.

A roda de conversa demonstrou a todos os expectadores que ao se planejar um processo de recrutamento e seleção eficientes é necessário desenvolver uma boa estratégia de parceria entre gestores de área e psicólogos, porque ambos possuem papel primordial, pois com a escolha do melhor profissional a ser alocado no cargo é garantido o alcance final dos objetivos empresariais.

 

Ação 02–Desmistificação das barreias da zona portuária

No dia 10/05/17 quarta-feira, as coordenadoras Iandra Gasparini e Waldirlene Baldan, juntamente com os alunos do segundo módulo de Logística matutino do Centro Estadual de Educação Técnica “Talmo Luiz Silva” prestigiaram a visita técnica ao Porto da ArcelorMittal no complexo de Tubarão. Nesta ocasião foram oportunizados vários conhecimentos específicos que abrangem a estocagem, movimentação e distribuição de mercadoria pelo modal marítimo.

Ao final da visita, foi constatado por meio de exemplos práticos, o quão importante são o transporte marítimo e as operações portuárias para as empresas e a logística do país.

Ação 03– Gestão com pessoas – um estudo na empresa ArcelorMital Tubarão

A Gestão com pessoas tem sido cada vez mais trabalhada pelas empresas, com intuito de ter uma equipe de funcionários satisfeitos e motivados a fazerem o melhor pela empresa assegurando a qualidade de vida no trabalho.

Na última quinta-feira, dia 18/05, as coordenadoras Iandra Gasparini e Waldirlene Baldan, juntamente com os alunos do curso de Admisntração prestigiaram uma palestra com a Gestora de Recursos Humanos da empresa ArcelorMittal. Nesta oportunidade, foram explanados o funcionamento da contratação de profissionais na empresa, bem como, os processos de desenvolvimento e avaliação de desempenho. Escolher assertivamente e promover os colaboradores certos para atuarem nas funções designadas torna a empresa competitiva e mais eficiente nas operações.

“Uma boa gestão com pessoas é indispensável para o sucesso empresarial. ”

Coordenação do Eixo Gestão e Negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *