Alunos do Curso Técnico em Automação Industrial reproduzem braço robótico e boné sensorial em aulas práticas

 

Alunos do Curso Técnico em Automação Industrial reproduzem braço robótico e boné sensorial em aulas práticas

Com o retorno ás aulas práticas presenciais, os alunos do Curso Técnico em Automação Industrial – módulo II – sob a orientação do Professor Maikson Adalto Baldan, criaram e apresentaram no dia 28 de outubro braços robóticos e bonés sensoriais.

Durante as aulas que se sucederam de forma online devido a Pandemia do Novo Coronavírus, os alunos vinham estudando os componentes, comandos de decisão entre outros de forma teórica e no retorno o objetivo do projeto foi colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos.

Nas aulas práticas presenciais os alunos utilizaram e entenderam a utilização dos componentes instalados em projetos pratico:

  • O Boné Sensorial é um boné capaz de alertar os deficientes visuais, por meio de vibração, quando eles se aproximarem de um obstáculo. O boné funciona com arduíno, um protoboard, uma bateria, um motor de vibração e um sensor ultrassônico, proporcionando, a quem usar o boné ondas de vibração que alertam quando um obstáculo se aproxima.
  • O Braço Robótico é um braço que funciona através de servos motores instalados no braço, no antebraço e no punho para proporcionar os movimentos e executar as funções que são controladas através do microcontrolador comandadas por potenciômetros.

As aulas práticas sobre Microcontroladores trouxeram importantes conhecimentos para os alunos proporcionando a prática da disciplina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *