História

historia-m-680x176

Após estudos realizados na região, a Secretaria Municipal de Educação de João Neiva tentou oferecer às comunidades locais e vizinhas, cursos técnicos em eixos tecnológicos que demandavam bastante procura. A escola que ofereceu estas oportunidades foi, inicialmente, concebida pela Educação Municipal. Assumiu, então, proporções muito além da capacidade do Município e, a partir de então, encaminhou-se a ideia à Secretaria de Estado da Educação, que se encontrava em fase de implantação de cursos técnicos em suas escolas. Estabeleceu-se a parceria necessária que resultou no repasse de todo o patrimônio da atual escola, por meio de comodato, para a SEDU, o que culminou na criação do CEET- Centro Estadual de Educação Técnica “Talmo Luiz Silva”, através da Resolução CEE/ES – nº 221-R, de 27/10/2006, DO de 30/10/2006, sendo inaugurado em 19/12/2006.

O Centro Estadual de Educação Técnica “Talmo Luiz Silva” é uma instituição estadual criada para oferecer Educação Profissional Técnica, de forma concomitante ou subsequente ao Ensino Médio a jovens e adultos, oriundos de Escolas Públicas e Particulares, que buscam qualificação para possibilitar melhores chances de inserção no competitivo mercado de trabalho.

O Centro Estadual de Educação Técnica “Talmo Luiz Silva” oferece cursos nos Eixos Tecnológicos de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação e Gestão e Negócios.

Desponta no cenário estadual como resposta aos anseios da população capixaba por cursos profissionalizantes que atendam às necessidades do exigente mercado de trabalho do Estado do Espírito Santo, em franca expansão.

Atualmente o CEET “Talmo Luiz Silva” oferece os cursos técnicos em:  Administração, Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho.

Missão

Transformar a vida de nossos alunos por meio de uma formação profissional de excelência criando condições para concepção de cidadãos íntegros capazes de gerar o desenvolvimento econômico, político, social e ambiental por meio do conhecimento e orientações práticas inerentes aos cursos.

Visão

Ser um centro educacional de referência estadual inovador formando cidadãos conscientes, críticos e visionários.

Valores

Paixão pela Educação;

Respeitar as diferenças, considerando as necessidades e as qualidades de cada um e observando os critérios de justiça e igualdade;

Atuar com transparência, responsabilidade, ética e respeito;

Estimular a criatividade e o empreendedorismo;

Valorização da busca por soluções;

Inovação e criatividade como pilares básicos;

Formar profissionais qualificados capazes de conduzir com excelência sua profissão;

Trabalhar em equipe, com forte senso de comprometimento e solidariedade.